4 ideias de como ganhar dinheiro por meio de um blog

O blog tem surpreendido muitas pessoas em sua capacidade desconhecida pela maioria de ser considerada uma fonte de renda para quem deseja trabalhar só com a internet, uma vez que nem todos sabem objetivamente COMO ganhar dinheiro através dele, enquanto alguns, em algumas tentativas frustradas, até mesmo duvidam desta capacidade.

Estas dúvidas vêm da conclusão das pessoas de que, trabalhando em casa, não será necessário fazer nenhum esforço, ou da ideia de que o trabalho na internet não é um ‘’trabalho’’.

Também podem vir através do estímulo de influenciadores de que é só você aplicar ‘’x’’ estratégias que começará a ganhar dinheiro em ‘’x’’ dias, sem ao menos construir uma audiência, agregar valor ao público e colocar a sua personalidade em seu trabalho.

Aí, acontece que a pessoa aplica as estratégias como se estivesse fazendo uma receita de bolo, mas percebe que não funciona daquela forma, acaba se frustrando e duvidando da capacidade de transformar a sua vida através do marketing digital…

Mas o fato é: trabalhar com blog dá dinheiro SIM! E MUITO dinheiro.

 

Porém, eu quero desde já desmistificar para você a ideia de que ganhar dinheiro com blog é fácil, ou que segue uma receita de bolo de ‘’x’’ passos.

Assim como qualquer trabalho, é necessário desenvolver as tarefas de forma persistente, com paciência, conhecimento, treinamento, técnica e com MUITA consistência.

A soma de todos estes fatores fará com que você crie um blog de sucesso e possa transformá-lo numa das suas maiores fontes de renda.

Afinal, para manter um blog no ar é necessário saber um pouco sobre programação, design, técnicas de SEO, escrita de artigos, marketing, copywriting, inbound e outbound marketing… Tudo isto faz parte de um pacote que um blog rentável precisa ter.

Mas, não desanime: todas estas técnicas são estudadas e aperfeiçoadas a cada dia. O importante é você sempre treinar e colocar em prática aquilo que aprendeu. Pode ser que demore um tempo, mas o resultado sempre vem!

O que você não pode é acreditar na falácia de muitos ‘’gurus’’ da internet de que você pode ficar rico com o blog da noite para o dia: na verdade, pode! Mas apenas após muitos dias e noites de trabalho suado.

Então, eu já fico aliviado por você estar conscientizado de que o trabalho com blog exige esforço como qualquer outro.

De fato, após todo este trabalho consistente, o blog apresenta vantagens e resultados que sobressaem em muito as qualidades de qualquer outro tipo de trabalho, e é por isto que o blog tem sido uma ótima opção para quem quer começar a empreender, mas ainda não sabe por onde começar.

Por isso, eu vou apresentar para você as formas mais comuns de ganhar dinheiro através do blog. Confira!

1)     Google Adsense

 

O Google Adsense é a forma de monetização do blog mais comum utilizada pelos blogueiros.

Ele é o tipo de programa de anúncios mais comum que existe na internet, pertence ao Google e tem objetivo permitir o anúncio de serviços/ofertas em sites e blogs de qualquer área que seja, em troca de monetização por cliques e acesso.

Provavelmente, você já se deparou com eles em muitos sites que acompanha, pois eles são frequentemente utilizados para ser uma fonte de renda para sites que possuem um número de acesso considerável.

Não é difícil para acionar este serviço: você só precisa ter um site com conteúdo, uma conta no Google, telefone e endereço para começar a utilizá-lo. Além disso, você tem total liberdade de escolher quais anúncios deseja exibir, o formato e espaço que deseja que os anúncios sejam inseridos.

Porém, sozinha ela não é uma fonte de renda que traz resultados consideráveis, uma vez que as políticas de anúncio do Google vêm dificultando cada vez mais as formas de ganho, podendo pensar nas possibilidades de outros métodos de gerar receitas para o blog.

Por exemplo, você recebe a remuneração quando há cliques nos anúncios – mas não é qualquer clique, ele precisa ser qualificado, ou seja: alguém que clicou e ficou um tempo considerável com o anúncio em aberto, e não alguém que clicou no anúncio sem querer e logo em seguida o fechou.

Ainda vale a pena trabalhar com esta opção, porém é importante pensar em outras possibilidades, como as que eu vou citar abaixo.

 

2) Anúncios em Posts

 

Como eu falei, para ter um blog rentável é necessário ter esforço e manter uma consistência/qualidade nos artigos publicados, de forma a engajar a audiência a estar presente em seu blog e atrair novas visitas todos os dias.

 

Até chegar neste nível, o trabalho é árduo, mas quando o seu blog alcança uma posição de grande influência é como se você encontrasse a ‘’mina’’ de ouro e as coisas começassem a deslanchar.

E posso te dizer que não é difícil, porém exige o seu tempo e dedicação, até que o seu blog ganhe uma forma e atinja milhares de visitas.

A partir deste momento, você receberá diversas propostas, dentre elas a oferta de empresas para que você anuncie o produto ou serviço delas em seu blog, de uma forma que você seja remunerado por isso.

Inclusive, você mesmo pode oferecer os anúncios para as empresas, ressaltando para elas a vantagem em fazer a contratação, em razão do engajamento que o seu blog está gerando e a quantidade de visitas que você atrai e que podem vir a conhecer a marca anunciada.

Desta forma, você promoverá o produto da marca através de posts ou banners, como uma forma de indicação daquele determinado serviço ao seu público, ou até mesmo fazer posts reviews do produto, fazendo uma análise completa e indicando para quem estiver lendo o conteúdo em seu blog.

Como você é alguém de relevância e influência para o seu público, ele tenderá a seguir aquilo que você falou simplesmente por expressar a sua opinião e por indicar o produto para os seus leitores.

Quanto mais você oferecer este serviço às empresas, mais aumentará a sua fonte de lucro com o blog, mas tome cuidado para não o transformar em apenas posts com patrocínio, para que o seu público não perceba e passe a dar menos credibilidade ao seu conteúdo.

 

3)     Assinatura Premium

 

Caso o seu conteúdo seja de extrema qualidade ou você preste algum tipo de serviço para o seu público, você pode utilizar do método de assinatura premium para um seleto grupo de leitores, que pagarão uma mensalidade por fazer parte deste grupo e receberão dicas exclusivas.

Quando o blog é um queridinho dos leitores e eles ficam com um gostinho de ‘’quero mais’’, esta oferta pode ser bem interessante, já que todos gostam de fazer parte de algo exclusivo que a maioria das pessoas não tem acesso.

Da mesma forma, vale também você fazer conteúdos mais aprofundados através de e-books ou cursos, onde o leitor terá a oportunidade de tê-los pagando um determinado valor pelo conteúdo.

 

4)     Programa de Afiliação

 

Particularmente, este é o meu método favorito e o modo mais rentável de ganhar dinheiro através de blogs.

Nesta modalidade, você divulgará os produtos cursos em que se afiliar, e toda a vez que algum leitor adquirir o curso através do seu link, você receberá uma comissão por isso.

A vantagem é que na maioria das vezes você contará com uma comissão de 50% do valor e não precisará investir em absolutamente nada para divulgar o curso – é gratuito!

Além disso, diferente dos outros métodos, você não precisa ter uma quantidade absurda de tráfego no seu blog – desde que saiba atrair um público qualificado, com interesse naquele produto e que entenda de técnicas de converter artigos em vendas.

Claro que, quanto mais audiência, maiores serão as suas chances de venda, portanto, mãos à obra! Gere o máximo de valor para o público que te acompanha.

Eu espero que você tenha conseguido entender estas dicas sobre como ganhar dinheiro através de blog.

Basicamente, todos estes métodos passarão a render uma fonte de dinheiro para você a partir do momento que tiver uma audiência construída, portanto, foque exclusivamente na criação de uma audiência!

 

Se você chegou até aqui, deixe o seu comentário e compartilhe este artigo nas suas redes sociais, pois ele também pode ser útil aos seus amigos.

Grande Abraço, até mais!

Sobre o autor

Edson Moreira iniciou no mercado digital em 2014 após uma carreira de mais de 20 anos em projetos de sistemas de informação em mais de 20 países.

Hoje é especialista em marketing digital e lançamento de infoprodutos e está a frente das operações da TurboMKT, uma inovadora plataforma de pagamentos para o mercado de infoprodutos.

Desde jan/2021 iniciou as operações da Turbo STUDIO, uma agência completa que oferece todos os serviços para você alavancar suas vendas no mercado digital.

Artigos relacionados