O que é nicho de mercado e como escolher um

O que é Nicho de Mercado e como escolher um?

A escolha de um nicho é uma das maiores dores de quem inicia um negócio online.

Seja como produtor ou como afiliado, todos no início de seu projeto se deparam com a dúvida de como escolher um nicho de mercado para atuar.

Recentemente, nós fizemos um artigo explicando o que é e como definir um avatar – você pode conferir clicando aqui para ser direcionado e saber mais sobre o assunto.

Porém, para que você consiga definir um avatar, é necessário primeiro escolher um nicho, e é por isso que hoje nós vamos ensinar alguns passos e estratégias para que você escolha o seu nicho, de forma definitiva.

Porém, o que é um nicho de mercado?

Nicho de mercado nada mais é do que um grupo de pessoas com interesses, objetivos em comum, que possuem os mesmos problemas e precisam das mesmas soluções...

E você, através do seu produto, trará a solução para elas.

Portanto, para iniciar um negócio na internet é essencial determinar o seu nicho, para que você possa identificar o seu público-alvo e saber criar todas as estratégias, gatilhos e quebras de objeções para obter conversão de vendas.

Eu comentei no artigo sobre como Criar um produto digital desejado por todos (clique aqui para conferir) que você deve eliminar a crença  limitante de que o que você sabe é óbvio e que não precisa ser ensinado.

O mesmo também é válido no momento de escolha do seu nicho como afiliado, porque todo mundo possui de 1 até 5 habilidades que as pessoas de seu convívio não sabem e desejariam aprender, basta você observar.

Portanto, liste em um papel até 5 habilidades que você possua: assuntos que você goste de pesquisar, experiências na sua área de profissão ou até mesmo novas atividades que você gostaria de desenvolver.

Em seguida, vá até o Google e faça uma pesquisa se já existem pessoas desenvolvendo conteúdos nas áreas em que você listou. Observe como a pessoa se apresenta na internet, quais as informações que ela agrega ao seu público, se há algum produto que ela divulga...

Você também pode utilizar ferramentas de pesquisas de palavras-chave, como o Google Trends, que mostra o engajamento das pessoas com cada palavra-chave descrita, assim como quantidade de buscas, palavras-chave parecidas, etc., que possibilitará que você encontre várias vertentes de ‘’problemas’’ dentro do nicho que você descreveu.

Por exemplo, digamos que eu liste algumas de minhas habilidades:

Inglês | Violão | Produtos Importados | Escrita

A partir delas, eu posso realizar a pesquisa e encontrar as possíveis dores das pessoas por meio da quantidade de buscas sobre cada assunto.

  • Inglês:
  • Como falar inglês fluentemente
  • Como aprender a falar inglês sozinho
  • Como aprender a falar inglês para ir viajar

A partir disso, você também pode definir a sua linha editorial e os assuntos que irá trazer ao seu público, como uma forma de agregar valor e conhecimento para ele, e, por consequência, receber o retorno nas vendas.

Portanto, à medida que você se dedicar a estudar o seu nicho de mercado, certamente dominará a forma de abordá-lo, quais conteúdos deve produzir para atraí-lo, e as estratégias certas para divulgar o seu produto.

Após listar as atividades, se faça as três perguntas abaixo que são essenciais para escolher um nicho e anote a pontuação.

1) Você tem afinidade com o tema?

É interessante que, ao escolher a área de atuação como afiliado ou como produtor, você escolha algo que tem interesse ou se identifica, pois nos empenhamos muito mais nas coisas em que temos interesse e vemos um propósito em fazer.

Seja movido por uma motivação, deseje ver o resultado nas pessoas e queira de verdade oferecer uma solução para elas, muito mais do que apenas vender um produto!

Todo o trabalho feito com dedicação, motivação e empenho repercutem positivamente e não tem como dar errado!

E, já que a internet te proporciona trabalhar com o que gosta, por que não aproveitar esta oportunidade de escolher algum assunto que goste de falar?

2) Você tem conhecimento na área?

Este é um ponto importante, mas não tão essencial, desde que ao menos você tenha interesse em conhecer o nicho que irá atuar.

Algumas pessoas se sentem mais confortáveis em escolher uma área em que já conhecem, ou que atuam profissionalmente – com certeza, é uma facilidade a mais na hora de empreender online.

Porém, este item também não é obrigatório. Fica a seu critério escolher se deseja atuar em uma área de seu conhecimento ou arriscar em alguma outra que você tenha vontade de conhecer. O importante é ter certeza da escolha e permanecer nele, pois quanto mais você dominar o seu nicho, mais sucesso terá.

3) Este nicho é procurado – as pessoas pagariam para solucionar o seu problema?

Eu faço esta pergunta porque muitas vezes o afiliado ou o produtor querem solucionar um problema, mas a sua persona é um público que não tem o perfil de investir na solução, ou não é uma dor a ponto de desejar pagar pelo seu possível produto.

Neste momento, o afiliado e produtor ficam de mãos atadas, frustrados e sem resultados.

Por isso que, mais uma vez, é importante conhecer o público-alvo, identificar suas características, o seu potencial e as suas dores.


Conclusão

E aí, o que achou das para encontrar o seu nicho de atuação? Em média, é importante que você tenha dois dos itens que eu listei acima – e, obrigatoriamente, deve ter o item 3, ou seja: o nicho deve ter procura e um bom retorno financeiro, pois não é recomendado iniciar num nicho que ainda não foi explorado – ao menos no início.

Me conta aqui nos comentários como foi para você a experiência de escolha do nicho: se foi fácil, difícil, se houve indecisão... E os critérios que você utilizou para chegar à solução.

Caso não tenha encontrado o seu nicho ainda, faça com calma os exercícios que eu propus acima, eu tenho certeza que você encontrará o seu nicho de mercado atual!

Agora eu vou me despedir. Não se esqueça de continuar atento aos nossos novos posts! Sempre tem conteúdos interessantes para você.

Grande abraço, até mais!

Sobre o autor

Edson Moreira iniciou no mercado digital em 2014 após uma carreira de mais de 20 anos em projetos de sistemas de informação em mais de 20 países.

Hoje é especialista em marketing digital e lançamento de infoprodutos e está a frente das operações da TurboMKT, uma inovadora plataforma de pagamentos para o mercado de infoprodutos.

Desde jan/2021 iniciou as operações da Turbo STUDIO, uma agência completa que oferece todos os serviços para você alavancar suas vendas no mercado digital.

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