O que é Nicho de Mercado e como escolher um?
A escolha de um nicho é uma das maiores dores de quem inicia um negócio online.
Seja como produtor ou como afiliado, todos no início de seu projeto se deparam com a dúvida de como escolher um nicho de mercado para atuar.
Recentemente, nós fizemos um artigo explicando o que é e como definir um avatar – você pode conferir clicando aqui para ser direcionado e saber mais sobre o assunto.
Porém, para que você consiga definir um avatar, é necessário primeiro escolher um nicho, e é por isso que hoje nós vamos ensinar alguns passos e estratégias para que você escolha o seu nicho, de forma definitiva.
Porém, o que é um nicho de mercado?
Nicho de mercado nada mais é do que um grupo de pessoas com interesses, objetivos em comum, que possuem os mesmos problemas e precisam das mesmas soluções...
E você, através do seu produto, trará a solução para elas.
Portanto, para iniciar um negócio na internet é essencial determinar o seu nicho, para que você possa identificar o seu público-alvo e saber criar todas as estratégias, gatilhos e quebras de objeções para obter conversão de vendas.
Eu comentei no artigo sobre como Criar um produto digital desejado por todos (clique aqui para conferir) que você deve eliminar a crença limitante de que o que você sabe é óbvio e que não precisa ser ensinado.
O mesmo também é válido no momento de escolha do seu nicho como afiliado, porque todo mundo possui de 1 até 5 habilidades que as pessoas de seu convívio não sabem e desejariam aprender, basta você observar.
Portanto, liste em um papel até 5 habilidades que você possua: assuntos que você goste de pesquisar, experiências na sua área de profissão ou até mesmo novas atividades que você gostaria de desenvolver.
Em seguida, vá até o Google e faça uma pesquisa se já existem pessoas desenvolvendo conteúdos nas áreas em que você listou. Observe como a pessoa se apresenta na internet, quais as informações que ela agrega ao seu público, se há algum produto que ela divulga...
Você também pode utilizar ferramentas de pesquisas de palavras-chave, como o Google Trends, que mostra o engajamento das pessoas com cada palavra-chave descrita, assim como quantidade de buscas, palavras-chave parecidas, etc., que possibilitará que você encontre várias vertentes de ‘’problemas’’ dentro do nicho que você descreveu.
Por exemplo, digamos que eu liste algumas de minhas habilidades:
Inglês | Violão | Produtos Importados | Escrita
A partir delas, eu posso realizar a pesquisa e encontrar as possíveis dores das pessoas por meio da quantidade de buscas sobre cada assunto.
- Inglês:
- Como falar inglês fluentemente
- Como aprender a falar inglês sozinho
- Como aprender a falar inglês para ir viajar
A partir disso, você também pode definir a sua linha editorial e os assuntos que irá trazer ao seu público, como uma forma de agregar valor e conhecimento para ele, e, por consequência, receber o retorno nas vendas.
Portanto, à medida que você se dedicar a estudar o seu nicho de mercado, certamente dominará a forma de abordá-lo, quais conteúdos deve produzir para atraí-lo, e as estratégias certas para divulgar o seu produto.
Após listar as atividades, se faça as três perguntas abaixo que são essenciais para escolher um nicho e anote a pontuação.
1) Você tem afinidade com o tema?
É interessante que, ao escolher a área de atuação como afiliado ou como produtor, você escolha algo que tem interesse ou se identifica, pois nos empenhamos muito mais nas coisas em que temos interesse e vemos um propósito em fazer.
Seja movido por uma motivação, deseje ver o resultado nas pessoas e queira de verdade oferecer uma solução para elas, muito mais do que apenas vender um produto!
Todo o trabalho feito com dedicação, motivação e empenho repercutem positivamente e não tem como dar errado!
E, já que a internet te proporciona trabalhar com o que gosta, por que não aproveitar esta oportunidade de escolher algum assunto que goste de falar?
2) Você tem conhecimento na área?
Este é um ponto importante, mas não tão essencial, desde que ao menos você tenha interesse em conhecer o nicho que irá atuar.
Algumas pessoas se sentem mais confortáveis em escolher uma área em que já conhecem, ou que atuam profissionalmente – com certeza, é uma facilidade a mais na hora de empreender online.
Porém, este item também não é obrigatório. Fica a seu critério escolher se deseja atuar em uma área de seu conhecimento ou arriscar em alguma outra que você tenha vontade de conhecer. O importante é ter certeza da escolha e permanecer nele, pois quanto mais você dominar o seu nicho, mais sucesso terá.
3) Este nicho é procurado – as pessoas pagariam para solucionar o seu problema?
Eu faço esta pergunta porque muitas vezes o afiliado ou o produtor querem solucionar um problema, mas a sua persona é um público que não tem o perfil de investir na solução, ou não é uma dor a ponto de desejar pagar pelo seu possível produto.
Neste momento, o afiliado e produtor ficam de mãos atadas, frustrados e sem resultados.
Por isso que, mais uma vez, é importante conhecer o público-alvo, identificar suas características, o seu potencial e as suas dores.
Conclusão
E aí, o que achou das para encontrar o seu nicho de atuação? Em média, é importante que você tenha dois dos itens que eu listei acima – e, obrigatoriamente, deve ter o item 3, ou seja: o nicho deve ter procura e um bom retorno financeiro, pois não é recomendado iniciar num nicho que ainda não foi explorado – ao menos no início.
Me conta aqui nos comentários como foi para você a experiência de escolha do nicho: se foi fácil, difícil, se houve indecisão... E os critérios que você utilizou para chegar à solução.
Caso não tenha encontrado o seu nicho ainda, faça com calma os exercícios que eu propus acima, eu tenho certeza que você encontrará o seu nicho de mercado atual!
Agora eu vou me despedir. Não se esqueça de continuar atento aos nossos novos posts! Sempre tem conteúdos interessantes para você.
Grande abraço, até mais!