Eu imagino que você já deve ter ouvido falar em avatar, persona, público alvo, etc.
Todos esses termos são utilizados com a mesma finalidade: Definir uma representação do tipo de pessoa que compraria o seu produto.
A definição correta do seu avatar é responsável pelo sucesso de qualquer campanha de marketing, seja para captação de leads ou para venda de produtos.
Quanto mais profundo for o seu conhecimento sobre o seu avatar, mais eficiente será a sua campanha de marketing.
Afinal, quem é o seu avatar?
Em uma única frase, a resposta seria: O seu avatar é o seu cliente perfeito.
Então, por que utilizamos o termo avatar para representar o nosso cliente perfeito no mundo do empreendedorismo?
Bem, por definição, o avatar representa uma única pessoa, certo? Então, por que não utilizar apenas essa pessoa para te ajudar a construir a comunicação do seu negócio?
Para facilitar o entendimento nesse momento, devemos considerar que estamos falando com uma única pessoa (sim, apenas uma) que represente o nosso cliente perfeito. É para essa pessoa que você deverá gerar conteúdo, oferecer os seus serviços e os seus produtos.
Como deve ser essa pessoa?
Na verdade, essa pessoa não está esperando pelo seu produto e nem pelos seus serviços. Essa pessoa está preocupada em resolver os próprios problemas, às vezes nem está buscando uma solução, mas com certeza está incomodada com algo: uma dor.
Para entender como definir essa persona, podemos seguir alguns passos:
PASSO #1: Definindo o seu Avatar
Definir corretamente o seu avatar é um dos primeiros passos que você deve se preocupar antes de iniciar qualquer tipo de negócio.
Você não deve começar algo – e nem esperar crescimento – de um negócio de sucesso onde você faz tentativas sem ter certeza do que o seu avatar espera ou esteja buscando.
Então, quem é o seu avatar?
Vamos dar uma olhada nessa comparação para que você tenha uma ideia melhor sobre “como definir corretamente o seu avatar”:
1. O que NÃO É um avatar:
“Meu avatar é alguém que gosta do tópico X e quer saber mais sobre esse assunto.”
2. Uma boa forma de definir o seu avatar seria:
“Meu avatar tem de 25 a 35 anos de idade, trabalha o dia todo das 9:00 às 17:00, tem esposa e 2 filhos e se sente frustrado todos os dias porque não sabe onde encontrar informações sobre o assunto X”
3. Uma definição correta do seu avatar:
“Meu avatar tem 32 anos de idade. Seu nome é Ana, ela é escritora. Já faz alguns meses que ela pensou em começar um blog, mas não sabe por onde começar. Ela é uma boa escritora, mas ela precisa de ajuda para estruturar e formatar uma postagem em um blog, na verdade ela não sabe exatamente quais assuntos ela deve escrever na maior parte do tempo.
Ela trabalha apenas meio período e faz um curso de graduação online, então ela tem apenas os finais de semana para se dedicar a escrever os posts para o blog.
Ana vive com o namorado e ambos gostariam de poder viajar mais, porém ambos não gostam do que fazem no trabalho e estão insatisfeitos com o salário que recebem.”
Consegue perceber a diferença entre a versão 1 - O que NÃO é um avatar e a versão 3 – Uma definição correta do seu avatar?
A versão 3 é muito mais específica e esse é o segredo para definir uma comunicação mais direta ao ponto e alinhada com os desejos do seu avatar.
Definir o seu avatar é um dos pontos mais importantes para criar uma carta de vendas
Como profissional de marketing você terá que tomar muitas decisões que serão determinantes para o sucesso de uma campanha:
- Que tipo de conteúdo devo criar?
- Qual deverá ser o foco do meu conteúdo?
- Qual o tamanho e frequência do meu conteúdo?
- Quando eu devo publicar o meu conteúdo?
Para responder essas e muitas outras perguntas, é crucial que você entenda como o seu avatar pensa, isso irá determinar a sua comunicação e a sua estratégia.
Durante essa definição é comum que ocorram ajustes e às vezes será preciso repensar e voltar alguns passos para você possa seguir adiante. O importante é manter o foco no seu avatar.
Em outras palavras, se o você conhecer de verdade o seu avatar, mesmo quando ele mudar de direção, você conseguirá responder a essas mudanças.
O meu avatar é realmente “Real”?
Após a definição específica do seu avatar, você deve estar se perguntando: Como essa definição de avatar pode me ajudar?
Não é uma pessoa de verdade que eu posso conversar e fazer algumas perguntas!
PASSO #2: Encontre o seu avatar
Uma vez que você definiu o perfil do seu avatar de uma maneira bem específica, você já tem um ponto de partida.
Agora você precisa encontrar algumas pessoas que se encaixem nesse perfil para comprovar se a sua ideia de negócio/produto/serviço é viável para esse avatar.
Onde você pode encontrar essas pessoas:
- Sua rede de contatos
- Comunidades nas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Google+)
- Eventos presenciais (Meetup.com, congressos, etc.)
Assim que você encontrar pessoas que se encaixem no perfil do seu avatar, converse com elas. Agende uma pequena reunião, pode ser via Skype, Zoom, Hangout, etc. Nessa conversa, vale a pena mencionar alguns pontos:
- Quais são suas maiores dores?
- Quais são seus sonhos e aspirações?
- O que mais te incomoda na situação atual?
Procure sempre utilizar perguntas abertas, menos específicas, para que as respostas sejam mais simples. De posse dessas informações, você poderá iniciar a produção de conteúdo na mesma linguagem do seu avatar.
Preste sempre muita atenção em tudo o que essa pessoa te falar, tome nota de tudo, identifique as figuras de linguagem utilizadas, exemplos de frases e palavras específicas.
A sua linguagem deve ser a mais próxima possível do seu avatar, isso irá criar uma espécie de conexão para que essa pessoa conclua o seguinte: Quem disse isso, me entende!
PASSO #3: Como o seu avatar pode te ajudar
Após você ter definido o seu avatar, você precisa começar uma etapa muito importante, porém, ignorada por muitos profissionais de marketing.
Converse com várias pessoas.
Sim, isso mesmo. Ao selecionar um grupo de pessoas e iniciar uma conversa com elas sobre as dores, sonhos e insatisfações do seu avatar, você vai se surpreender com as respostas.
Essa etapa é muito importante para refinar a sua estratégia e ajustar a linguagem que será utilizada na sua comunicação, pois acredite: Nessa etapa você vai encontrar algumas surpresas!
Após essa conversa, será praticamente certo que você chegará a 2 conclusões:
- Você vai precisar ajustar a sua estratégia
- O seu avatar vai te revelar coisas que você nem imaginava e talvez detalhes que pareçam contrários ao que você estava pensando
Nesse momento, pratique o desapego e escute o seu avatar. As informações fornecidas por ele são extremamente valiosas e bem direcionadas.
Caso você já tenha algum produto digital e já possua uma lista de clientes, antes de lançar um novo produto, experimente consultar essa lista.
As respostas são extremamente úteis e podem te ajudar a criar o produto certo para a pessoa certa.
Bem, espero que esse artigo tenha te ajudado a entender como definir o seu avatar de uma forma simples e eficiente.
Se você ficou com alguma dúvida e ou tem alguma sugestão, deixe abaixo nos comentários, eu vou responder a todas as perguntas.
Um grande abraço e nos vemos no próximo post.